UNIVERSO CMDV

Ortodontia

É uma das especialidades mais conhecidas da medicina dentária, devido à grande melhoria de qualidade de vida que traz ao paciente com dentes "tortos, fora de sítio ou encavalitados". Nunca é tarde para modificar o seu sorriso e se tornar mais feliz consigo próprio. É possível alterar o sorriso de uma criança ou adolescente tal como o de um adulto! Apenas o tratamento ortodôntico será diferenciado de acordo com a faixa etária do paciente.

A Ortodontia é a especialidade da Medicina Dentária que estuda o crescimento e desenvolvimento da face, bem como o desenvolvimento das dentições  decídua (de leite), mista e permanente e os seus desvios de normalidade, prevenindo, interceptando e corrigindo as maloclusões dentárias, ou seja, que se encarrega de colocar os dentes no lugar adequado.

 

A correcção da posição dos dentes e/ou maxilares pode alterar o aspecto facial?

Sim. A correcção da posição de dentes e/ou maxilares pode alterar o aspecto facial conferindo-lhe contornos e proporções mais harmoniosas e agradáveis, melhorando o aspecto e a imagem do paciente.

 

Quais os benefícios do tratamento além da estética?

O tratamento ortodôntico pretende restabelecer e equilibrar a oclusão dentária (“contacto” entre os dentes superiores e inferiores), o que é fundamental para a correcta mastigação e, consequentemente para uma boa saúde geral e oral. Com o restabelecimento da oclusão evitam-se problemas de respiração, deglutição, fala e das articulações temperomandibular.

 

A partir de que idade se podem corrigir os “os dentes tortos”?

A erupção dos primeiros dentes permanentes ocorre por volta dos 6 anos. A maior parte dos pais apercebe-se da erupcção dos dentes da frente, dos Incisivos mas não se apercebe da erupcção dos 1º Molares, atrás do último dente de leite. Estes últimos são de grande importância, uma vez que  servem de guia para a colocação correcta dos restantes dentes permanentes. Além disso através da erupção dos Incisivos podem começar-se a detectar possíveis faltas de espaço para a erupção correcta dos dentes permanentes. Assim, por volta desta idade deve levar o seu filho ao seu Médico Dentista/Odontopediatra para que este verifique a evolução da erupção dentária e possa intervir se necessário, no momento adequado.

Por outro lado, os dentes tortos ou encavalitados corrigem-se mais facilmente antes do fim da puberdade. No entanto será o médico dentista que avaliará o problema específico da criança e determinará, através de determinadas questões e exames radiográficos, qual a idade adequada para iniciar o tratamento correctivo da maloclusão dentária. O importante é actuar o mais precocemente possível !

Drª. Ana Granja da Fonseca
Médica Dentista
2021-05-28

CMDV
Normalmente responde dentro de uma hora

CMDV
Olá, em que podemos ajudar? 👋

Envia-nos uma mensagem agora para receberes ajuda.
×
Fale Connosco